Google+ Agricultura: Como Plantar Videiras - Uvas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Como Plantar Videiras - Uvas




As videiras podem ser plantadas de 3 formas:


- Sementes:

Esta é forma mais demorada e complexa, pois terá de escolher as sementes certas, deixá-las secar, fazê-las germinar, só depois poderá transplantá-la para o local definitivo. E mesmo assim poderá ter mais tarde de passar pelo processo de enxertia.


- Estaca:

Esta é a forma mais económica caso pretenda criar uma vinha (com muitos pés de videiras), normalmente as estacas são aproveitas das podas que são feitas anualmente.



- Mudas Prontas:

Já vêem num vaso enxertadas e prontas para colocá-las no local definitivo, encontrará facilmente à venda num viveiro, esta forma é a mais aconselhada para quem pretende plantar meia dúzia de videiras no seu quintal.


Lembre-se de que as videiras vão necessitar de um suporte para trepar e de que é necessário efectuar a poda anualmente (cortar os ramos que já deram uva nesse mesmo ano) que normalmente ocorre no Inverno.


Devem ser plantadas assim que terminarem as primeiras geadas (princípio da primavera). A colheita é efectuada em Setembro.




Boas Vindimas...

7 comentários:

  1. tenho uma grande videira em linha na chácara .minhas uvas tem vindo muito pouco sera a poda errada, e tenho uvas italia da uns cachinhos muita azeda o que vcs me aconselha para ter uma otima produção, meu Email ameriquinhofonseca@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. tenho uma grande videira em linha na chácara .minhas uvas tem vindo muito pouco sera a poda errada, e tenho uvas italia da uns cachinhos muita azeda o que vcs me aconselha para ter uma otima produção, meu Email ameriquinhofonseca@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caro amigo, a foto que pode visualizar aqui no post são as minhas uvas, como pode ver atingiram os 50cm, são de qualidade sem grainha.
      O facto de não dar uma produção satisfatória pode estar relacionado com muitos fatores, vamos tentar descobrir qual:
      1) A videira em linha é muito comprida?
      2) O tronco principal têm de ser propocional ao pé da videira?
      3) A videira é muito nova?
      4) As podas podem não estar a ser feitas correctamente.

      Eliminar
  3. na minha chácara Atibaia fiz uma videira em com cinco fios com esticador plantei recente 5 pés uva , ja esta em formação bem florida de folhas como devo proceder a poda certa Mês e data e manter com adubos para ter belos cachos até a colheta

    ResponderEliminar
  4. A poda deverá ocorrer um mês antes da chegada da Primavera, em pleno Inverno.
    Deve adubar a videira, pelo menos com 1 metro de distância, para não queimar a videira.

    ResponderEliminar
  5. Minhas uvas são muito azedas mas já comprei da mesma variedade no mercado e doce qual motivo das minhas serem azedas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caro amigo, antes de mais gostaria de agradecer por estar a partilhar a sua experiência connosco.

      1) As suas uvas podem ser mais azedas em relação às que comprou no mercado, porque podem não ser da mesma variedade;

      2) Pode ser uma uva para fazer vinho🍷 e não ser uma uva de mesa;

      3) Pode ser necessário fazer um enxerto;

      4) E por último pode ser necessário efetuar uma análise ao solo, porque pode existir carência de um nutriente fundamental para a videira.

      Espero ter ajudado... Experimente alguma destas soluções, e partilhe com todos nós...

      Saudações Agrícolas... :)

      Eliminar

Obrigado.