Google+ Agricultura: Como plantar Orégãos - Orégano ou Orégão

terça-feira, 23 de junho de 2015

Como plantar Orégãos - Orégano ou Orégão


Esta planta pode ser plantada de 2 formas:


1) Por sementes devem ser plantadas com 15 cm de distância uma entre a outra, e cerca de 1cm abaixo da superfície. Quando estas atingem os 10cm de altura ou quando têm 4 pares de folhas definitivas devem ser transplantadas para um local definitivo. Depois coloque as plantas de forma a que fiquem com uma distância de 30 cm. A germinação das sementes geralmente ocorre ao fim de duas semanas;


2) Por estaquia que são ramos cortados das plantas adultas, onde irão produzir plantas que são idênticas à planta de origem, levam menos tempo para crescerem. Corte ramos com aproximadamente 10 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 4 ou 5 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo.


   É uma planta que atinge de 20 cm a 70 cm de altura e pode ser cultivado em uma faixa de temperaturas compreendida entre os 4°C e os 32°C.
   Em locais onde o inverno não é rigoroso e a planta é cultivada como uma perene, as plantas formam touceiras lenhosas com raízes bastante emaranhadas. A cada 2 ou 3 anos, estas podem ser divididas e utilizadas para aumentar o número de plantas. A desvantagem é que plantas velhas geralmente produzem folhas que não são consideradas tão saborosas quando as folhas de plantas mais jovens.


A Colheita:

   A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura. Considera-se que as folhas tem o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores. As flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que abrem.

   O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas. As folhas frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, quente, seco, e que seja bem ventilado.
   O orégano produz bem por 4 ou 5 anos se cultivado em clima adequado e em boas condições de cultivo, quando o orégano começar a ficar duro deve ser substituído .

   Tente colher na parte da manhã, antes que o orégano já tenha sido exposto demais ao sol no dia, pois o sol pode evaporar os óleos do orégano, que dão o sabor a ele.


Atenção: Não use pesticidas em seu orégano, ao menos que seja destinados para plantas comestíveis.

2 comentários:

Obrigado.