Google+ Agricultura: Como Plantar Morangos

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como Plantar Morangos


Pode plantar morangos de 4 maneiras:

1 - Através da Semente (comprando em saquetas, ou extrair a semente do próprio morango que se encontra no seu exterior, se optar por esta opção terá de esperar até obter um pé de morango).

 

Estas são as sementes dos morangos, encontram-se à volta do próprio morango.



2 - Comprando os pés dos morangos já envazados.



3 - Comprando em raíz nua (desta forma costumam ser vendidos aos molhes).



4 - Esta é a maneira mais económica, mas para isso terá de ter um amigo que já tenha morangos, apenas é necessário aproveitar os pés que vão surgindo das guias dos morangos já plantados (do morango nascem umas guias, essas mesmas guias ao tocarem na terra nascem outros pés de morangos, basta cortar a guia junto ao pé e fica com um pé de morango pronto para ser  transplantado para o local definitivo.



   O local escolhido para plantar os morangos deverá ter uma boa exposição solar (lembre-se de que quanto mais sol os morangos apanharem, mais doces e vermelhos se tornaram). Prepare a terra e deixe um pequeno monte com o mínimo de 15cm de altura, depois terá de cobrir o monte com um saco preto (não se esqueça de prender bem as pontas debaixo da terra).


   Isto fará com que haja um melhor aproveitamento do calor, e que o morango não venha a aprodecer com o contato direto com a terra.


   Faça as respectivas covas com uma distância de 25cm entre cada morango, de seguida basta preencher os buracos efectuados com os respectivos pés de morangos. 
   Deverá regar numa fase inicial dia sim, dia não, durante uma semana de forma a que a terra se mantenha sempre húmida, uma vez que eles são plantados em cima do monte não deverá ter problemas com o excesso de água, porque irá sempre obter uma boa drenagem.



  A colheita deverá ser feita assim que verifique os morangos se encontram maduros.


Actualmente têm-se usado muito este tipo de plantio, fica elevado do chão cerca de 80cm suspenso por estacas ou até mesmo por uma pequena bancada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado.