Google+ Agricultura: Tratamento para Árvores de Fruto - Mosca Branca - Piolho - Pulgões

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Tratamento para Árvores de Fruto - Mosca Branca - Piolho - Pulgões



   Algumas espécies de pulgões se especializaram como formadores de galhas que podem se constituir a partir do enrolamento das folhas ou formação de tumores induzidos pelos hormônios de crescimento produzidos por esses insetos.

   É o caso da filoxera Daktulosphaira vitifoliae que provoca a formação de galhas em folhas e raízes da videira. As formas aladas da filoxera voam para as folhas da videira, onde depositam ovos. Desses nascem as larvas formadoras de galhas.

   Completando o desenvolvimento, a filoxera sai da galha e desce pelos ramos da planta até chegar às raízes, onde forma novas galhas em forma de nodosidades. Para o controle da filoxera é recomendado que se use porta-enxertos resistentes. Mesmo assim a filoxera consegue se estabelecer na videira enxertada, atacando somente a parte aérea suscetível.

   Todavia seus danos são menores que no caso do comprometimento das raízes. Embora protegidos no interior das galhas, os pulgões ainda são atacados pelos inimigos naturais especializados em perseguí-los dentro dessas estruturas.

   É bastante conhecida a relação de mutualismo que os pulgões estabelecem com formigas: enquanto os primeiros fornecem substâncias açucaradas que secretam às formigas, estas os defendem contra a aproximação de seus inimigos naturais e os carregam para colonizarem novas plantas. 

   Uma grande ameaça para estes pulgões são as Joaninhas...

   Os pulgões são capazes de desenvolver resistência contra pesticidas químicos como os organofosforados e carbamatos. As espécies mais estudadas com relação a esse aspecto são os pulgões Myzus persicae e Aphis gossypii. O desenvolvimento de resistência é facilitado pela aplicação repetida do mesmo agroquímico na cultura.


2 comentários:

  1. Mas não me ensinaram como combater esses tumores que dão nas folhas, que vcs disseram descer para as raizes... Está acontecendo em minhas pitangueiras

    ResponderEliminar
  2. Cara Lucélia, para criar a fórmula mágica basta aplicar uma tampa do frasco em 10 litros de água e pulverizar de 5 em 5 dias, posterior passará de 15 em 15 dias.

    Experimente e partilhe a sua experiência.

    ResponderEliminar

Obrigado.